sábado, 21 de setembro de 2013

Que utilizações educativas é que fazem os professores dos blogs?


O aparecimento das redes de aprendizagem tem suscitado algumas preocupações significativas no meio escolar, uma vez que os professores “desejam desenvolver projetos e atividades mediadas pelas tecnologias, que já estão, amplamente, sendo utilizadas pelos alunos, fora do contexto escolar” (Zimmer, 2011, p. 21). Deste modo, pela insegurança sentida, é importante que os currículos das instituições sejam flexíveis, a fim de encontrar meios que possibilitem maior integração das tecnologias no ensino. Essa integração é uma forma de “ultrapassar a simples transmissão de conhecimento para a sua construção” (Zimmer, 2011, p. 22). Um objeto que tem requerido a atenção do universo escolar são os blogs. “Cada vez um maior número de alunos e professores de todos os níveis de ensino, descobrem na criação de blogues uma outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar” (Gomes & Lopes, 2007, p. 117). Segundo Zimmer (2011), os professores recorrem aos blogs a fim de permitir a publicação do conteúdo dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, contribuir para o interesse das aulas, promover a interdisciplinaridade e a interação entre a comunidade escolar. Muitos professores também criam blogs como objetos de trabalho referentes a uma área disciplinar. Assim, o recurso aos blogs com utilidades educativas apresentam diversas vantagens para os alunos, sendo elas, a construção do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades de autoria, a melhoria da leitura e da escrita, a troca de informações e a partilha de experiências, debate de temas e ideias no espaço presencial e virtual, vivenciar novas experiências, aumentam a interação e a participação dos estudantes nas atividades da escola, permitem realizar e continuar as atividades da escola em qualquer lugar e espaço, ajudam no desenvolvimento da capacidade de pesquisa.

Referências bibliográficas

·  Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogs escolares: quando, como e porquê? In Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos (pp. 117-133). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.

·  Zimmer, J. M. (2011). Blog didático : integração na prática pedagógica. Lisboa: Universidade Aberta .

2 comentários:

  1. Caras alunas,
    as referências bibliográficas devem ser obras que foram referidas ao longo do texto. No vosso caso, Gomes não foi referida ao longo do texto. Aliás, o texto é construído com base num único autor, o que não corresponde ao que se pretendia.
    Cumprimentos
    Rosário

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    1. Professora, estão presentes ao longo do texto citações de Gomes. O texto foi construído com base em diferentes autores, tal como era pretendido.
      Cumprimentos
      Andreia Gonçalves

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