sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Definição de blog


O termo blog surge a partir da abreviatura do termo original weblog, tendo sido “utilizado pela primeira vez em 1997 por Jorn Barger” (Gomes, 2005, p. 311). Um weblog é uma página na Web que consiste na introdução de mensagens (posts) que podem ser constituídas apenas por textos ou complementadas com imagens. Também podem incluir “links para sites de interesse e/ou comentários e pensamentos pessoais do autor” (Gomes, 2005, p. 311). Toda a informação publicada no blog deve ser apresentada de “forma cronológica (do mais recente para o mais antigo)” (Oliveira, 2006; citado por Gomes & Lopes, 2007, p. 118). Este aspeto é considerado por “Brigitte Eaton, a criadora do principal portal de acesso a blogs – o Eaton Portal (http://portal.eatonweb.com/) – o critério identificativo dos blogs” (Gomes, 2005, p. 311). Como resultado da “diversidade de formas, objectivos e contextos de criação [do blog] bem como da diversidade e distinta natureza dos seus criadores”, o conceito de blog tem vindo a desenvolver, sendo-lhe atribuída uma variedade de definições. Ao longo do tempo os blogs têm assumindo diversas particularidades “quer no tipo de áreas de intervenção em que são adoptados, quer nos objectivos que estão subjacentes à sua criação, quer até no formato das linguagens suportadas” (Gomes & Lopes, 2007, p. 118).

Referências bibliográficas

. Gomes, M. J. (2005). Blogs : um recurso e uma estratégia pedagógica. In E. S. Leiria, SIIE05 : actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria. Obtido de http://hdl.handle.net/1822/4499

.  Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogs escolares: quando, como e porquê? In Weblogs na educação, 3 experiências, 3 testemunhos (pp. 117-133). Setúbal: Centro de Competência CRIE da ESE de Setúbal.

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