Encontra-se disponível a reflexão relativamente ao jogo Fábrica de Palavras
Referências bibliográficas:
Referências bibliográficas:
· Carvalho, A. A. (2006).
Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia. Minho:
Universidade do Minho.
· Costa, F. A. (2006). Avaliação
de Software Educativo. Ensinem-me a pescar! Lisboa: Universidade de Lisboa.

O jogo “Fábrica de palavras” consiste na formação correta da palavra. A palavra está incompleta e perante várias opções de vogais e consoantes que nos dispõem temos de escolher qual a que pertence à palavra. Uma das vantagens deste jogo é que ao lado da palavra incompleta aparece a sua imagem o que ajuda a desvendar mais facilmente a mesma. Uma das componentes que poderia ser interligada com este jogo é a componente auditiva por exemplo existir uma conexão entre a imagem a palavra e o nome da mesma (som).
ResponderEliminarRelativamente ao feedback, neste jogo existe positivo e negativo. Existe feedback positivo quando o jogador após escolher a letra, esta pertence corretamente à palavra e negativo quando a letra não é a correta o que não é humilhante porém também não incentiva.
Na segunda parte do jogo, em que é necessário encontrar as letras que compõem a palavra que nos foi dada é um jogo que poderá não ser fácil para todos os jogadores pelo facto de existirem jogadores com menos motricidade que outros. O que ao nosso ver constituí uma desvantagem deste jogo.
Em suma o jogo “ Fábrica de palavras” poderá ser uma mais-valia para qualquer docente da área da Língua Portuguesa utilizar nas sua aulas pelo que ajudará os alunos a compreender melhor as vogais e as consoantes como também opções com sons semelhantes como por exemplo “ss” e “ç”.
Caras alunas,
ResponderEliminarFizeram um bom trabalho. A reflexão está clara, de acordo com o jogo que escolheram e bem construída.
Sugiro que incluam as referências bibliográficas utilizadas.
Cumprimentos
Rosário